Nossa página

sábado, 22 de maio de 2010

Coruja-buraqueira(Athene cunicularia); Fauna do Rio Grande do Norte.

A Coruja- buraqueira(Athene cunicularia) é comum em nosso estado(Rio Grande do Norte ), quase sempre vejo-a em minhas excursões pelo território potiguar. Essa Coruja é da família Strigidae. É uma Coruja de pernas compridas e coloração geral marrom,salpicada de branco. Ela alcança 23cm de comprimento e vivem solitariamente ou aos pares. Habita os campos abertos onde pode ser vista facilmente durante o dia,pousada em pedras,estacas,postes ou em cupinzeiros. Geralmente faz seu ninho no solo,em buracos abertos por ela ou abandonados por raposas, tatus ou galerias abertas de cupins.

Alimentam-se de insetos,aracnídeos e pequenos vertebrados(aves,répteis,anfíbios e roedores). Apresentam ampla distribuição geográfica, do norte do Canadá até a terra do fogo,incluindo boa parte do Brasil.
Reflita: algumas populações tem declinado em muitas áreas devido à perda ou alteração de habitat causada por humanos. Na época da reprodução forra o buraco com excrementos de vaca e neles bota,em média,5 ovos brancos. Para defender o ninho,voam em direção a qualquer predador potencial,inclusive pessoas, desviando no último momento.
BIBLIOGRAFIA:
 
Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997

Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA.

Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.
 

Natal. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Paulo Venturele de Paiva Castro (Coord. e Org.). Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.

Um comentário:

  1. Eu vi um casal delas por trás do centro comunitário do Serrambi, se alguém tiver interesse em registrar com fotos podem ir lá.

    ResponderExcluir