Nossa página

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Anum-branco(Guira Guira); Fauna do Rio Grande do Norte.

   Ave conhecida popularmente como Anum-branco,Rabo-de-palha ou Alma-de-gato e cientificamente como Guira guira. pertence a família Cuculidae. É uma espécie muito sociável,andam sempre em bandos de 7 ou mais indivíduos pelas calçadas e jardins de cidades se alimentando de restos de alimentos. Alcançam 38cm de comprimento. Sua vocalização é alta e estridente: “iä, iä, iä” (chamada e grito durante o vôo); “i-i-i-i” (advertência); seqüência fortemente descendente e decrescendo de melodiosos “glüü” (canto); cacarejo baixo. Se alimentam de insetos como gafanhotos e percevejos,aranhas,miríapodes,lagartas,lagartixas,camundongos e frutas. Pescam também em águas rasa. Os ninhos dessa espécie tanto são individuais, como coletivos.
A fêmea que construiu um ninho e ainda não começou a pôr os seus ovos, joga fora os ovos postos ali por outras fêmeas,joga também os ovos, quando a fêmea poedeira encontra o ninho onde quer pôr ocupado por outra ave. Os adultos nem sempre zelam bem pelos ninhos com ovos, abandonando-os. Os filhotes deixam o ninho antes de poder voar, com a cauda curta, e são alimentados ainda durante algumas semanas. Quando os seus ninhos são abandonados, às vezes são aproveitados por outros pássaros, cobras, por pequenos mamíferos, sobretudo marsupiais. Vivem em campos,lavouras e ambientes mais abertos. São comuns ao longo de estradas devido ao seu comportamento migratório e por terem um vôo lento frequentemente são atropeladas nas estradas. O Anum-branco é muito vulnerável ao frio e no inverno pode até morrer de frio. Essa ave ocorre em praticamente todo Brasil e também na Bolívia,Argentina e Uruguai. Não mate,aprisione,compre ou venda aves silvestres sem autorização de um órgão responsável. É crime!

BIBLIOGRAFIA:
Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997
 
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA.
                           
Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.
Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/anu-branco Acesso em: 29/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário