Nossa página

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Anum-preto(Crotophaga ani); Fauna do RN

 
   Ave conhecida popularmente como Anu-preto e cientificamente como Crotophaga ani. Ela pertence a família Cuculidae, sendo parente próxima dos Anus-branco e Almas-de-gato.
O Anu-preto alcança 36cm quando adulto, de cor preto uniforme,bico forte,alto e curto. Podem formar casais mas geralmente vivem em bandos de até 15 indivíduos.
 O cheiro do corpo é forte e característico,perceptível para nós a vários metros e capaz de atrair morcegos hematófagos e animais carnívoros. Possui mais de 12 vozes diferentes,às vezes parecem estar imitando a voz de outra ave. Alimenta-se de insetos,aranhas,miriápodes,lagartas,lagartixas,camundongos,frutos,sementes e pescam na água rasa. Quando pousam sobre o dorso dos bois geralmente o fazem para ampliar seu campo visual.
As fêmeas, embora possuam ninhos individuais, se associam mais freqüentemente a um ou dois casais do seu bando para construir ninho coletivo, pôr ovos e criar a prole juntas, tendo a cooperação de machos e filhotes crescidos de posturas anteriores. Seus ninhos são grandes e profundos. Pode acontecer de um ninho ser ocupado por 6 ou 10 aves, e conter 10, 20 e até mais ovos. A postura de uma fêmea é calculada em 4 a 7 ovos. A incubação é curta, dura de 13 a 16 dias, são criados com sucesso 6 filhotes por vez. Vive em áreas abertas, regiões cultivas e áreas urbanas,sendo facilmente visto durante o dia. Ocorre da Flórida à Argentina e todo o Brasil. é uma ave inofensiva para o homem. Não mate,aprisione,compre ou venda aves silvestres sem autorização de um órgão responsável. É crime!


BIBLIOGRAFIA:
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA.
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.

Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/anu-preto Acesso em: 28/07/2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário