Nossa página

terça-feira, 13 de julho de 2010

Bem-te-vi(Pitangus sulphuratus); Fauna do Rio Grande do Norte.

   Ave conhecida popularmente como Bem-te-vi,Bem-te-vi verdadeiro ou Bem-te-vi-de-coroa e cientificamente como Pitangus sulphuratus. É uma ave Passeriforme da família dos Tiranídeos. No Brasil é provavelmente o pássaro mais popular,sendo encontrado em área urbana,matas,plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens e praias de rios. O Bem-te-vi mede entre 20,5 e 25cm de comprimento e pesa cerca de 60 gramas. Possui um topete amarelo somente vísivel quando a ave o eriça em determinadas circunstâncias. O seu canto trissilábico lembra as sílabas bem-te-vi,daí o nome popular da espécie.
    É um animal generalista,se alimentando de insetos,frutas(bananas,mamões e outras),ovos de outros pássaros,flores,minhocas,pequenas cobras,lagartos,crustáceos, peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade. Costuma comer carrapatos de bovinos e equinos. Faz ninho grande e esférico onde põe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas de marrom-avermelhadas. Quando outras aves como gaviões ou urubus se aproximam de seu território, são agressivos e ataca-os até eles irem embora. Geralmente pousam em lugares salientes como postes,árvores e etc.
 Pode-se ver facilmente cantando em fios das ruas,nas praças ou em cima das antenas de tv etc. Ele se adaptou a conviver com o homem. É uma ave típica da América Latina, mas também é encontrada no sul do Texas e na Ilha de Trinidad. Foi introduzida nas Bermudas em 1957,importadas de Trinidad,e na década de 1970 em Tobago.
  Pequena reflexão: Apesar do Bem-te-vi ocorrer em praticamente todos os ambientes do Brasil,e nós vermos e ouvirmos ele cantar,ainda existem pessoas que capturam essas aves e aprisionam em gaiolas. Quanto egoísmo dessas pessoas! será que eles gostaríam de viver presos num quarto,recebendo alimentação,água e tomar sol apenas quando as aves viessem fazer isso para eles??? Certamente não. As aves e todos os outros animais devem viver livremente. Não compre aves silvestres sem autorização do IBAMA,pois quando você compra um animal silvestre sem autorização de um órgão responsável,você estar incentivando o tráfico de animais silvestres que é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro ilícito.


BIBLIOGRAFIA:
 
Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997
                             
Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.

Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário