Nossa página

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ipê roxo(Handroanthus impetiginosus); Flora do Rio Grande do Norte.

   
   Árvore conhecida popularmente como Ipê roxo,Pau-d arco-roxo,Ipê-una e Ipê preto, entretanto seu nome científico é único, Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos. Pertence a família Bignoniaceae, da qual também fazem parte por exemplo, a Craibeira(Tabebuia aurea) e o Ipê Branco(Tabebuia roseo-alba).
O Ipê-roxo pode atingir até mais de 12m de altura em algumas regiões, alcançando o máximo de 30m de altura. Floresce nos meses de maio-agosto. Os frutos amadurecem em setembro-outubro. A infusão das cascas tem aplicação no combate à sarna,daí veio o seu específico impetiginosa,isto é,contra o impetigo. As flores do Ipê-roxo são ricas em néctar que atraem muitos animais, como beija-flores, morcegos, mariposas e muitas abelhas que são seus principais polinizadores.
  Reflita: A madeira dela é adequada para construções externas,como dormentes,postes etc,para esquadrias,para trabalhos de torno,confecção de artigos esportivos,como locas de boliche,acabamentos internos,como tábuas para assoalhos,degraus de escada,etc. para carrocerias e instrumentos musicais. Porém, é bom lembrar que por ser uma espécie nativa é necessário autorização ambiental para extração e uso de sua madeira.
    É uma árvore ornamental quando está florida e uma ótima opção para arborização urbana. É também adequada para compor reflorestamentos com fins ecológicos. Planta decídua durante o inverno,heliófita,característica das florestas semidecídua e pluvial. Apresenta ampla dispersão,porém descontínua em toda sua área de distribuição.
   Essa espécie ocorre do México a Argentina, sendo que no Brasil ocorre nos biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado e Pantanal,  estando distribuída nas seguintes regiões e respectivos estados brasileiros: Norte (Acre, Pará, Rondônia, Tocantins), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso) e Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo). Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie nos municípios de Equador, Parelhas, Macaíba e Natal, no Parque Dom Nivaldo Monte e no Parque das dunas.

Referências
Camila Maia-Silva...[et al.]. Guia de plantas : visitadas por abelhas na Caatinga. 1. ed. Fortaleza, CE : Editora Fundação Brasil Cidadão, 2012.

CNCFlora. Handroanthus impetiginosus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em . Acesso em 20 setembro 2011.

Levantamento florístico do Parque Estadual das dunas de Natal. Disponível em: www.parquedasdunas.rn.gov.br/flora.asp  Acesso em: 27/07/2010.

Lorenzi,Harri,Árvores brasileiras:manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil,vol.1.4 ed. Nova Odessa,SP:Instituto Plantarum,2002.

Renato Braga. Plantas do Nordeste,especialmente do Ceará. coleção mossoroense-volume XLII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário