Nossa página

segunda-feira, 5 de março de 2018

Maniçoba Manihot carthagenensis (Jacq.) Müll.Arg.

   Planta conhecida popularmente como Maniçoba ou Maniçoba-do-ceará, entretanto seu nome científico é Manihot carthagenensis (Jacq.) Müll.Arg. Ela pertence a família 
Euphorbiaceae, da qual também fazem parte por exemplo o Pinhão-bravo(Jatropha mollissima) e a Urtiga(Cnidoscolusurens).
  Ela apresenta porte arbóreo, podendo atingir 20m de altura; suas folhas palmadas são verde-claras e glabras; Os frutos são cápsulas globosas contendo sementes duras amarelas pintadas de castanho. Do seu tronco é extraído um látex conhecido no comércio como borracha do Ceará; Sua madeira é leve e porosa,usada tradicionalmente na produção de caixotes e tamancos(BRAGA,1976). 
  A Maniçoba(Manihot carthaginensis glaziovii) é cianogênica(tem como princípio ativo o ácido cianídrico (HCN),uma das substâncias mais tóxicas que existem segundo Tokarnia et al. 2000), sendo assim considerada uma planta tóxica e de acordo com BARG,2004 as partes tóxicas dela são as folhas e brotos, podendo a ingestão destas partes da planta causar a falta de oxigênio no cérebro e conseqüentemente levar a morte do organismo que a comeu.
   É uma espécie nativa e endêmica da região Nordeste do Brasil, ocorrendo nas Caatingas e áreas de Cerrado.

Referências
BARG,Débora Gikovate. Plantas Tóxicas. Trabalho apresentado para créditos em Metodologia Científica no Curso de Fitoterapia no IBEHE / FACIS. São Paulo, 2004.
BRAGA,Renato. Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1976.
Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 2. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.
Tokarnia C.H., Döbereiner J. & Peixoto P. V. 2000. Plantas Tóxicas do Brasil. Editora Helianthus, Rio de Janeiro. 310p.

Um comentário:

  1. Muito bom, o trabalho. Sou do RN e acho que é sempre importante conhecer um pouco da biologia da nossa região! Una dúvida: os frutos dela, as castanhas, são comestíveis?

    ResponderExcluir